sexta-feira, 11 de março de 2011

O que é ser "Vegetariano"?






Muitos ouvem falar mas pouco sabem o que é e compreendem o vegetarianismo. É comum para vegetarianos: Ah, mas você come come frango e peixe, não é? Você só come alface? Mas a carne tem proteínas, você pode viver sem proteínas? Não me diga que você não come carne por dó aos animais, ou é?... e assim por diante. Realmente é difícil para a maior parte da população entender, respeitar e imaginar algo além da cultura imposta. Perguntas sempre vão existir, essas são exemplo das mais frequentes, a falta da informação não é de tudo ruim, mas a falta de interesse é.


Respondendo as perguntas citadas acima:


Ah, mas você come come frango e peixe, não é?
Há quem coma apenas carnes brancas, porém isso não faz com que ele(a) seja um vegetariano. Vegetarianos se privam de consumir qualquer tipo de carne, todos eles. Se alguém come qualquer tipo de carne, de qual animal seja, essa pessoa não é vegetariana.


Você só come alface?
Eu não sei o que implicam com a alface, alface é uma das opções que usamos em saladas e outras receitas por exemplo. A alimentação de um vegetariano é rica e diversificada, mesmo sendo de base vegetal, não significa que coma apenas folhas.


Existem tipos de vegetarianos, alguns consomem produtos de origem animal mas não carne.
Ovo-lacto-vegetariano: Se alimenta de alimentos de origem vegetal, ovos, leite e seus derivados.
Lacto-vegetariano: Se alimenta de alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados.
Ovo-vegetariano: Se alimenta de alimentos de origem vegetal e ovos.
Vegano: Se alimenta apenasde alimentos de origem vegetal.
(Em muitos casos os ovo-lacto-vegetarianos, lacto-vegetarianos e ovo-vegetarianos se tornam veganos com o tempo)


Mas a carne tem proteínas, você pode viver sem proteínas?
A carne realmente é um alimento rico em proteínas e estas são essenciais para nosso organismo. Porém muitos se enganam na parte [...] é UM alimento [...], pois pensam que é O alimento que tem proteínas. Podemos encontrar em város vegetais proteínas, substintuindo as da carne e suprindo nossas nececssidades. Na carne ainda há além de proteínas gorduras, mal coletesterol, hormônios (sim e vários deles) etc.


Não me diga que você não come carne por dó aos animais, ou é?
Esta na minha opinião é a pior. Há vários motivos para se tornar vegetariano, este é um deles e o principal. O motivo da quase totalidade de quem se torna vegetariano é este. Os animais sentem dor, eles querem viver, vovê já viu algum animal morrendo e implorando olhando para seus olhos pedindo misericórdia mesmo sem saber falar, ainda que muitos não acreditam animais têm sentimento (ao menos os mamíferos que têm a massa cinzenta com o sistema límbico que processam os sentimentos como amor, raiva, ódio, prazer dentre outros).


E a grande pergunta O que é ser "vegetariano"?
Ser vegetariano, em suma, é não comer nenhum tipo de carne. Mas a pessoa tem que ter um motivo para isso. Seja qual for esse motivo quem se torna vegetariano não muda apenas o hábito alimentar, muda também suas atitudes na vida e suas ideologias. Ou seja, o vegetarianismo então se torna uma ideologia que o vegetariano abraça e faz uso todos os dias.


Como Albert Einstein (que foi vegetariano) disse:
"Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana.
A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade."



SABER é o "S", o primeiro passo do projeto SCAPE. este é um resumo sobre o que é vegetarianismo, caso haja alguma pergunta tanto sobre o vegetarianismo, crueldade animal ou o projeto envie um email para projetoscape@gmail.com .

2 comentários:

  1. é cada pergunta...hdsuiahdisauhdiusahdsi
    Parabéns pelo blog, está muito bem escrito =D

    Bjão ;**

    ResponderExcluir
  2. Ps: será que meu temperamento melhora se eu virar vegetariana? acho que não, vou ser chata até a morte!!

    Bjão ;**

    ResponderExcluir