sábado, 16 de abril de 2011

Indicação livro "Comer Animais"


A pergunta é clássica: você  comeria isso se soubesse como foi preparado? 

Pense um pouco na questão e  estará diante do livro do escritor americano Jonathan Safran Foer, no seu terceiro best-seller. "Comer Animais", é uma pesquisa  aprofundada sobre a carne que chega ao nosso prato, mais especificamente  de onde ela vem e o que ocorre quando ainda não é carne, mas bicho.  Para costurar todos esses dados, ele usa uma boa dose de histórias  pessoais e questões filosóficas como "Por que amamos cachorros e não  porcos?".


SINOPSE:


À semelhança de muitos jovens, Jonathan Safran Foer passou grande parte da sua adolescência e dos anos de universidade alternando entre o ser um carnívoro entusiasta e um vegetariano ocasional. Quando se tornou marido de alguém, e depois pai, as dimensões morais da alimentação tornaram-se cada vez mais importantes para ele. Encarando a perspectiva de ter de explicar por que razão comemos uns animais e não outros, Foer dispôs-se a explorar as origens de muitas tradições alimentares e as ficções que ajudaram a criá-las.

Viajando para os recantos mais escuros dos nossos hábitos alimentares, Foer levanta a questão silenciosa que está por trás de cada peixe que comemos, de cada frango que fritamos e de cada hambúrguer que grelhamos. Em parte memórias e em parte relatório de investigação,Comer Animais é um livro que, nas palavras do Los Angeles Times, senta Jonathan Safran Foer «à mesa com os nossos melhores filósofos».

Comer Animais é uma exposição de rebite que apresenta a verdade nua e crua acerca do preço pago pelo ambiente, pelo Governo, pelo Terceiro Mundo e pelos próprios animais, para colocar carne em cima das nossas mesas mais depressa e convincentemente do que nunca antes. Interligando uma variedade de monólogos e equilibrando o sentido de humor e de suspense com o racionalismo informado, Comer Animais é tanto um relato romancista de uma viagem intelectual como um olhar fresco e aberto sobre o debate ético em torno do comer carne.

Ao contrário da maioria dos outros livros sobre o assunto, Comer Animais também explora as possibilidades para aqueles que comem carne, para que o façam com mais responsabilidade, fazendo deste um livro importante não apenas para vegetarianos, mas para qualquer pessoa que esteja preocupada com as ramificações e o significado do seu estilo de vida. 

Avaliação do Livro skoob: Clique aqui
Página Ed. Rocco: Clique aqui

Entrevista à Marie Clarie:

MC - O que mais o assustou enquanto fazia sua pesquisa? 
JSF -  Como a maioria das pessoas, eu achei que soubesse mais ou menos como as  coisas se passavam e imaginava que a coisa era ruim, mas não conseguia  perceber o quão ruim. Antes de fazer a pesquisa, não sabia que os pequenos produtores haviam se tornado tão raros, a ponto de 99% da  comida que comemos vir da produção industrial. 
        
 MC - Um mundo em que todos fossem vegetarianos seria melhor e equilibrado? 
 JSF -  Com certeza seria um mundo melhor, sob todas as perspectivas, mas isso  não vai acontecer. Não há nenhuma chance disso acontecer, acho. Mas  consigo imaginar um mundo em que a maioria das refeições seja vegetariana. Não a maioria das pessoas, mas das refeições. Esse é, para  mim, o objetivo que deveríamos buscar: pensar menos na identidade de  cada um e mais na realidade de cada prato.
             
MC - Sente saudade de algum prato com carne?
JSF -  Um pouco. Às vezes ando na rua e sinto cheiro de churrasco e penso  "isso parece bom". Também teria vontade de comer frango, se não soubesse  que a indústria é tão nojenta. E sushi, eu adorava comer sushi. Mas,  sabe, humanos são muito bons em dizer "não" para coisas que queremos por  que nossa consciência assim nos diz. É como quando você vê alguém muito  lindo na rua. Você não volta para casa e se espanca porque não pode ter  um relacionamento com aquela pessoa. É só a vida."A  pior parte é que vocês estão perdendo floresta tropical para criar  animais que serão comidos em outros lugares. Se eu fosse um brasileiro,  eu estaria p. da vida.        
MC - Como vê a relação entre comida e tradição? 
JSF - Quando falo disso, eu não minto a ninguém: pode ser complicado. Em  algumas famílias a comida tem um componente religioso forte, em outras  tem um componente de identidade nacional, e em outras é algo mais  pessoal. O que podemos dizer é que, para todos, a comida é mais do que apenas calorias. Ela nos faz sentir mais do que satisfeitos, mexe com as  nossas emoções.
 MC - O que diria a quem vê a dieta vegetariana como pobre em proteínas? 
 JSF -Diria que isso não é verdade. Essa não é minha opinião, é fato  científico. A American Dietary Association afirma que vegetarianos  tendem a ter um balanço melhor de proteínas. Vegetarianos vivem mais e  são mais saudáveis. Não acho que essa é uma razão para se tornar um, mas  saúde não é um argumento para não se tornar.               
 MC - O que pensa de pessoas que comem carne? 
 JSF -  Eu não as julgo. E eu mesmo faço muitas coisas hipócritas na minha  vida. As únicas pessoas que me incomodam são as que dizem não querer  saber nada a respeito. Se alguém me diz "eu aprendi sobre o assunto,  pensei nele e decidi que quero comer animais", isso é válido para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário