segunda-feira, 2 de maio de 2011

Motivos para se tornar vegetariano -> ÉTICOS

É    T    I    C    O    S


Uma das principais razões que leva a que as pessoas se tornem vegetarianas é o respeito pelos animais. Para muitos, a decisão de se tornarem vegetarianos prende-se com a vontade de eliminar todos os tipos de exploração e experiências sobre animais. A competição para produzir carne, ovos e derivados de leite baratos leva a que os animais para consumo humano sejam tratados como objetos e mercadorias. As condições em que os animais são criados são cada vez piores: espaços minúsculos, condições estressantes, más condições de transporte, as crias são retiradas à mãe, etc.



Peter Singer, filósofo da Princeton University e autor do livro Animal Liberation (Libertação Animal), afirmou que “todos os argumentos para provar a superioridade humana não conseguem desmentir esse fato: no sofrimento, os animais são iguais a nós”. Apesar de ser quase impossível evitar todos os produtos que estejam de alguma maneira vinculados ao sofrimento dos animais, ao rejeitar os produtos primários pelos quais os animais são mortos e explorados, está-se a retirar o apoio a indústria pecuária e consequentemente a reduzir o sofrimento.



Tendo em conta que um onívoro consome em média 80 animais por ano e que a população mundial não-vegetariana é de bilhões, depreendese que o número exato de animais mortos para a alimentação humana será muito elevado. Sabe-se que só nos EUA se consomem anualmente mais de 10 bilhões de animais.

Sendo que a esperança média de vida no Brasil é de 73 anos, um onívoro consome cerca de 5840 animais durante a sua vida. Por conseguinte, um vegetariano, só pelo simples fato de não consumir carne, poupa muitas vidas. Ao ser vegetariano está-se a privilegiando o respeito pelo outro e pelos animais. Ser vegetariano é, sem dúvida, uma forma mais harmoniosa e compassiva de encarar os animais e o mundo. Uma opção mais natural de vida e de estar em sintonia com natureza e consigo próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário