terça-feira, 3 de maio de 2011

Motivos para se tornar vegetariano -> AMBIENTAIS

A M B I E N T A I S


A atual dieta alimentar baseada em produtos animais, com a sua agricultura intensiva, é responsável por uma série de problemas ambientais. Provoca direta ou indiretamente desertificação, degradação do ecossistema global, poluição dos oceanos, extinção ou diminuição de algumas espécies animais, destruição de matas, erosão do solo, mudanças climáticas.


A dieta vegana não contribui para o sofrimento dos animais nem para a destruição do planeta. Um dos maiores problemas com que a humanidade se defronta—a desertificação —é causada, entre outras razões, por extensas manadas de bovinos. Estes bovinos precisam de ter pastos; e para esses existirem, milhões de hectares de floresta tropical tiveram, ao longo da história, de ser devastados. Daí resultaram desertos ou o seu aumento. Em contra parte, é necessário maior plantio de vegetais para a alimentação vegana, ou seja maiores áreas de vegetação. Mas os mesmos têm um impacto muito diferente que o anterior e em comparação muito mais ecológico.



E ainda a produção de carne é uma das coisas menos eficientes na cadeia alimentar. Por exemplo, para produzir apenas meio quilo de carne são necessários 45.850 litros de água (alimentar, lavar, limpar, etc.), o que significa uma fatura muito pesada em termos ambientais. E principalmente se tivermos em atenção que os recursos hídricos são cada vez mais escassos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário